Anitta voltou às redes sociais como quem sabe exatamente o impacto de uma imagem. Após semanas afastada por conta de uma infecção bacteriana, a dona do hit "Envolver" ressurgiu cercada por estrelas internacionais como Ricky Martin, Naomi Campbell e Sofia Vergara mas foi seu "novo rosto" que roubou a cena (e as timelines).
A artista, que nunca escondeu seu histórico com procedimentos estéticos, virou assunto nas redes ao exibir feições visivelmente diferentes: nariz mais fino, olhos mais puxados, maçãs do rosto destacadas e um sorriso que dividiu opiniões. A comoção foi tanta que a aparência da cantora chegou a ser comparada com LaToya Jackson e até com Juliette Freire.
Mas, afinal, o que mudou? Para o cirurgião plástico Fernando Salgueiro, referência em lifting facial e com atuação nas redes sociais, há indícios técnicos de que Anitta tenha se submetido a dois procedimentos estéticos combinados: o lifting endoscópico facial (também conhecido como Ponytail Facelift) e o lifting labial.
Segundo Dr. Fernando, uma das pistas mais evidentes de um lifting facial está na elevação do terço superior do rosto, que causa o efeito de sobrancelhas arqueadas. Esse detalhe, muito associado a um visual mais "fresh" e jovem, é típico do chamado Ponytail Facelift, técnica que ficou famosa entre celebridades hollywoodianas e simula a tração de um rabo de cavalo bem preso.
Outra característica observada pelo médico é a elevação da região malar (as famosas maçãs do rosto), que aparece mais marcada. Isso contribui para um contorno facial mais definido, destacando a juventude e a estrutura óssea... um efeito que, segundo o especialista, confere à artista a tal "covinha abaixo da maçã", comum em quem realiza esse tipo de tração.
Anitta também exibiu um visível afinamento das bochechas, o que sugere não apenas uma possível lipo de papada no passado, mas também a combinação com o lifting endoscópico, que afina e estica suavemente o rosto. O resultado é um visual mais esguio e "clean", algo muito buscado por celebridades em ascensão global, ou que já vivem esse posto há tempos, como é o caso da cantora.
Um dos sinais mais sutis, mas técnicos, observados pelo cirurgião foi o uso estratégico de bandanas ou cabelos soltos para esconder a região temporal, que costuma ficar levemente inchada no pós-operatório do lifting. “É ainda mais sugestivo que esteja encobrindo os pontos da cirurgia”, escreveu Dr. Fernando, em vídeo publicado nesta quarta-feira (2), em seu Instagram.
Além do reposicionamento do rosto, Fernando Salgueiro acredita que Anitta tenha passado também por um lifting labial, procedimento que encurta a distância entre o lábio superior e o nariz. “O lifting labial passou um pouco do ponto, expondo demais os incisivos centrais”, avaliou o médico, que ainda ressaltou que esse tipo de modificação facial, quando feita em sequência e sem sutilezas, pode ser arriscada em pessoas jovens.
Apesar das críticas, Salgueiro reconhece que Anitta sabe usar a própria imagem como ninguém. “Pensando em negócios, ela se mantém eternamente na mídia. Anitta antecipa tendências e dita a narrativa”, escreveu ele. E é fato: seja com clipe novo, hit global ou rosto redesenhado, a cantora segue no centro da conversa e isso, no fim das contas, é parte da estratégia.